segunda-feira, 20 de junho de 2011

VERBETES

       Primeiramente Verbete é o conjunto das acepções, exemplo e outras informações pertinentes contido numa estrada de dicionários, enciclopédia, glossário, etc.
      Verbete é um g~enero textual que vem sendo explorado por alguns autores da literatura infanto-juvenil brasileira e estrageira, entre os anos de 1980 e 1990, período esse, em que a criação desse gênero literário começou a si evidenciar.
      A função e a estrutura dos verbetes como gênero estável do discurso, de modo geral, é observar a relação existente entre o tipo de definição e a especifícidade dos dicionários. Assim, a elaboração dos dicionários passa por uma relação de dependência entre esses aspectos. E as informações relativas aos verbetes são minimamente ordenadas,de acordo com a natureza da obra.
     Um exemplo de livro desse gênero é a obra  de Maranhão(1987), em seu dcicionarinho maluco que, pode ser distinado ao público infantil, e pode trata-se de um pequeno dicionário. É maluco porque esse dicionário não se encontra em ordem alfabética, ele procura definir os verbetes escolhidos, fugindo as definições cristalizadas ou padronizadas. O autor manifesta um humor em suas definições e as ilustrações são feitas por Flávia Savary, que são acrescentada em cada verbete. É importante falar sobre o cuidado que esse autor tem em conectar uma palavra a outra, utilizado-se de verbete e tudo em primeira pessoa, mesmo esse gênero tendo aspecto impessoal.
    " Sonho é a coisa mais doida, é engraçadadíssimo, ... como eu já vi meu pai vestido de palhaço.
     Palhaço a gente vê no circo, com aquelas calçonas..."
    E tem outros exemplos de autores e titúlos desse gênero, como: O dicionário criado por José Paes, ao final de seu livro Poemas para brincar 91990); tem o dicionário de humor infantil(1997), escrito por Pedro Bloch, médico e escritor; Guto Lins, com os livros Filho(2003) e Mãe (2003) e muito mais.
     Enfim, basta o professor selecionar esses livros e outros, assim como textos e trazer para a sala de aula, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade das crianças e jovens em relação ao gênero. Ampliando seu repertório linguistico e pensando em suas experiências como leitores e como produtores de textos.

      Esse texto foi produzido a partir da leitura indicada pela professora Gisele, do texto de Eleonora Cretton Abilío, Revista presença Pedagógica v.11, n 62, março- abril. 2005.

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