segunda-feira, 20 de junho de 2011

O que é o PNDE?

                                  
  Em 1997, foi instituido o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNDE), com o objetivo principal de democratizar o acesso a obras de literatura infanto- juvenil, nacionais e estrageiras, assim como o acesso a materiais de pesquisa e de referência a professores e alunos de escolas públicas brasileiras.
   O PNDE atende da Educação Infantil ao ensino médio. As obras incluem textos em prosa( novela, contos, crônica, memórias, biografia e teatro), obras em verso ( poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos.
    O acervo de livros é muito variado e rico, a leitura é importantissima para as crinças,pois a literatura é uma porta para elas entrarem nomundo letrado, além de se divertido.
    É importane destacar que ao analisar a distribuição das inscrições para as séries iniciais do Ensino Fundamental e Infantil, proposta pelo edital do PNDE/2008, à um número maior para o Ensino Fundamental, onde foram dois terços para as séries iniciais e apenas um terço para a Educação Infantil.
     Esse maior número de prodções para o Ensino Fundamental explica-se pela grande dependência que o mercado editorial mantém em relação as instituições escolares. Pois, o número das escola públicas de Ensino Fundamental é maior que o das Instituições Infantis, assim, compreende-se o maior investimento de literatura infantil para as séries iniciais do Ensini Fundamental.
     O PNDE esta sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE), que tem recursos finaciados origináros  do Orçamento Geral da União e da arrecadação do salário- educação.



  

Um comentário:

  1. Aline, encerro aqui o acompanhamento dos blogs. Sugiro que continue e divulgue mais. Aqui pode ser seu espaço de reflexão como professora. Boa sorte.
    Ab.

    ResponderExcluir