segunda-feira, 20 de junho de 2011

POESIA

     Desde o começo da Literatura I nfantil brasileira, a poesia esteve presente. E foi acrescentada por Olavo Bilac, que foi um dos seus principais representantes no início do século XX.
     Ainda no início desse século outros autores escreveram apenas alguns livros para crianças, como: Vinicius de Moraes, Mário Quintana, Cecília Meireles, José Paulo Paes e Ferreira Gullar ou Manuel de  barros, que foi dos mais importantes poetas brasileiros, neste início de século.
    Na poesia para criança um aspecto fundamental é entender que poesia é BRINCAR com as palavras. O lúdico deve estar presente, assim como a diversão eo jogo.
     José Paulo Paes, em "Poemas para brincar", traduz o que significa escrever versos para crianças.
     A valorização da ludicidade expandiu-se apartir dos anos 80. Trazendo, assim caracteristicas já citadas, como a diversão, a brincadeira e o jogo.
      Nos poemas infantis, há um tipo de individuo predominante, que são as próprias crianças, que vai do recám-nascido ao pré-adolescente. Os  animais, também, estam presentes, devido a algumas caracteristicas que possibilitam representar a própria criança. Eles simbolizam o mundo interior das crainças. Bichos domésticos com cachorros, gatos, patos, vacas e até sapos, eles são usados como recursos para aproximar o leitor do tema, isso devido ao encanto que exercem sobre as crianças. E ainda, há animais que podem explorar o lúdico e o cômico.
      Os adultos aparecem pouco, e quando isso acontece são representados por velhos.
       É importante salientar da importante relação da poesia infantil com a natureza e também, com os finais felizes.
      Um tema de difícil abordagem é a morte, poe ser um tema sutíl e delicado, relacionado a perde, levando a criança a pensar sobre a fragilidade da vida e os perigos que envolvem a existência. Cecília Meireles, em " Uma flor quebrada" aborda em quarto estrofes sobre a flor amarela.
      São caracteristicas da poesia infantil, o jogo sonoro que é travado entre as consoantes oclusivas, a pontecialidade acústica da língua portuguesa, a rima, a criatividade , surgerindo siyuações fantásticas, ou inventadas com a intenção de divertir o leitor. Um exemplo é o poema de Vinicios de Moraes, " A Casa", que é um dos melhores poemas já escrito, divertido, supreendente e mágico, que faz o leitor viajar no mundo imaginario.
E assim, é a poesia brasileira, cheia de criatividade, recursos linguisticos, pois é brincando que se faz poesia para as crianças .

 A CASA de Vinicius de Moraes
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podiadormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podiafazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero

Na rua dos Bobos, número zero <iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/ipjly96rzxA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

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