segunda-feira, 23 de maio de 2011

CONTOS DE FADAS

"O ponto crucial é que os contos de fadas se tornam literatura infantil, existindo quando não existia a noção de infância e de criança tal como a entendemos hoje."(GOÉS, 2010)

   Os Contos de fadas apresentam claramente algumas características que os diferenciam de alguns outros gêneros textuais, essas características são peculiares de suas histórias como:
   - O maravilhoso, o mágico, onde o sapo vira príncipe, a abóbora que vira caruagem,os objetos animados, como a vasoura, varinhas, espelhos mágicos, etc. Também tem os animais dotados de alma.
  -Os personagens também são características dos contos,os principes e as princesas, as bruxas, reis e rainhas, gigantes, nobres,cavalheiros...
  -O " Era uma vez" , é uma característica onde indica que não tem um tempo certo, preciso,de onde se desenrola a ação dos contos.
  -Outra coisa clara nos contos é o bem e o mal, que difere da vida real,pois as coisas dão certo, a princesa é socorrida, o mal perde. E é no ambito do inconsciente que a criança vai perceber o bem e o mal nos contos. Isso faz bem a elas, poeque vão ver o mundo mais organizado.
  - E na maioria dos contos tem o final feliz, pois para o imaginário da criança pequena é impotante´pois a leitura é uma experiência, pois os contos tratam de perdas, medos, da morte...
  Enfim, os contos são terapêuticos, divertidos e que mexem com o imaginário das crianças e leva elas para um mundo fantastico e mágico.

             INDICAÇÕES DE ALGUNS CONTOS:
     -O patinho feio;
     -A Bela Adormecida;
     -Cinderela;
     -João e Maria;
     -Chapeuzinho vermelho;
     - O principe e o sapo;
     -Branca de neve;
     -Peter Pan;
     -Pinóquio;
     -Alice no país das maravilhas;
     -O gato de botas...
                

Um comentário:

  1. Olha eu aqui, meninas! Finalmente! estou na expectativas de novos posts. Continuem investindo.
    Bjs.
    Giselly

    ResponderExcluir