terça-feira, 19 de abril de 2011

Leitura e formação do gosto

O gosto pela leitura, em especial a literatura, é algo que pode ser adquirido, aprendido.
A leitura e a literatura são formas de conhecimento, isso do ponto de vista sócio-histórico.
A leitura também desenvolve a linguagem, que é compreendida como lugar de interação humana e social, que constítui a si e ao sujeito nesse trabalho de leitura da literatura.
A aprendizagem escolar pode ocorre atráves da leitura da literatura, e desempenha importante papel no desenvolvimento do individuo. Mas é necessário que a aprendizagem signifique um desafio de conhecer o que não se sabe, o novo.
Um importante aspecto que eatá relacionado ao desenvolvimento e a aprendizagem do sujeito, é a imitação. Pois, a imitação está presente em todo o processo de aprendizagem, e é assim que a criança aprende e entra no mundo do adulto, na vida social.É dessa maneira que aprende a falar, a interagir com os outros a sua volta e a informa suas necessidades básicas.
O texto literário, leva a criança a usa sua imaginação, a viajar na fantasia da história. E o que caracteriza como literário não é apenas o assunto ou o seu contéudo, é necessário levar em conta todo o texto.
O professor tem um importante papel no desenvolvimento dos alunos/leitores ele deve sempre ter uma postura interventora e construtivista. Deve trazer a leitura para a sala de aula, despertado o gosto por ela, mas é preciso entender que o desejo de ler não nasce da noite para o dia , é preciso problematizar o conhecido, trazer desafios movimentar os alunos.
A leitura deve estar articulada sa práticas de produção e análise de textos.E as leituras deve ser diversificadas.

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