segunda-feira, 23 de maio de 2011

CONTOS DE FADAS

"O ponto crucial é que os contos de fadas se tornam literatura infantil, existindo quando não existia a noção de infância e de criança tal como a entendemos hoje."(GOÉS, 2010)

   Os Contos de fadas apresentam claramente algumas características que os diferenciam de alguns outros gêneros textuais, essas características são peculiares de suas histórias como:
   - O maravilhoso, o mágico, onde o sapo vira príncipe, a abóbora que vira caruagem,os objetos animados, como a vasoura, varinhas, espelhos mágicos, etc. Também tem os animais dotados de alma.
  -Os personagens também são características dos contos,os principes e as princesas, as bruxas, reis e rainhas, gigantes, nobres,cavalheiros...
  -O " Era uma vez" , é uma característica onde indica que não tem um tempo certo, preciso,de onde se desenrola a ação dos contos.
  -Outra coisa clara nos contos é o bem e o mal, que difere da vida real,pois as coisas dão certo, a princesa é socorrida, o mal perde. E é no ambito do inconsciente que a criança vai perceber o bem e o mal nos contos. Isso faz bem a elas, poeque vão ver o mundo mais organizado.
  - E na maioria dos contos tem o final feliz, pois para o imaginário da criança pequena é impotante´pois a leitura é uma experiência, pois os contos tratam de perdas, medos, da morte...
  Enfim, os contos são terapêuticos, divertidos e que mexem com o imaginário das crianças e leva elas para um mundo fantastico e mágico.

             INDICAÇÕES DE ALGUNS CONTOS:
     -O patinho feio;
     -A Bela Adormecida;
     -Cinderela;
     -João e Maria;
     -Chapeuzinho vermelho;
     - O principe e o sapo;
     -Branca de neve;
     -Peter Pan;
     -Pinóquio;
     -Alice no país das maravilhas;
     -O gato de botas...
                

quinta-feira, 19 de maio de 2011

INDICAÇÕES DE LIVROS INFANTIS

  1. As Aventuras de Pinóquio: Quem não lembra do Pinóquio? Seu filho já conhece? Já está na hora de apresentar! O marceneiro Gepeto recebe de presente um pedaço de madeira falante. Ele tem planos ambiciosos para essa peça: fabricar uma marionete capaz de dançar e dar saltos mortais, e ganhar o mundo com sua atração.
    Seu projeto, porém, não se concretiza. Mal nasce, o boneco que ele esculpiu já começa com suas estripulias: arranca a peruca de seu pai, e seu nariz começa a crescer.
  2. Rita Sapeca vai Pescar: Rita Sapeca gosta muito de peixe, por isso resolve sair para pescar. Mas, desde o minuto em que põe as patas para fora de casa, um monte de surpresas ocorrem. Descubra com Rita como uma aventura desastrada pode se tornar um acontecimento divertido!
  3. Bruxa e Fada, Menina Encantada: A fada Mabi e a bruxa Sombria querem saber por que bruxas e fadas não podem ser amigas. A floresta está em polvorosa. Afinal, essa é uma das regras mais antigas. Como assim? A boazinha e a malvada juntas? Será que pode? Desvende o mistério de Bruxa e Fada, Menina Encantada.
  4. O Incrível Circo do Bob Esponja: Vem aí o incrível circo dos irmãos Arraia e Camarão! O maior espetáculo de todos os tempos já apresentado na Fenda do Bikini! Mas bem no dia do grande show Patrick cai de cama com gripe e precisa ficar em casa. Já que ele não pode ir ao circo, será que Bob Esponja consegue dar um jeito de levar o circo até o amigo? Acompanhe Bob Esponja até o centro do picadeiro e descubra!

video da branca de neve

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segunda-feira, 25 de abril de 2011

Literatura Infantil: Despertando o gosto pela Leitura

Literatura de Cordel

Miniaula: O que é a literatura de cordel...

Estratégias de leitura para ensinar

É necessário ensinar estratégias para se formar leitores autônomos, capazes de ler e compreeder textos diversos.
Segundo Palincsar e Brown(1984),as principais estratégias são:
 1- Compreender os propósitos implícitos e explícitos da leitura;
 2- Ativar e aportar à leitura seus conhecimentos prêvios relevantes para o contéudo em questão;
 3- Dirigir a sua atenção a informação essencial do texto;
 4-Avaliar se o sentido do texto e entender o que ele quer exprimir;
 5- Comprovar se a compreensão ocorre após a revisão dos capítulos, subtítulos e ver qual é a idéia fundamental que se extrair dali;
 6- Elaborar e provar inferências de diversos tipos, como interpretação, hipóteses e previsão e conclusões.

Essas estratégias devem ajudar o leitor a escolher outros caminhos quando se deparar com problemas na leitura.